segunda-feira, 20 de maio de 2013

As palavras de Torres Couto, ipsis verbis, na apresentação da sua candidatura - As apostas


"Uma cidade milenar como Alcácer não pode sofrer intervenções urbanas que a descaracterizem; o cuidado estará em protegê-la, preservá-la e requalificá-la.
A requalificação do centro histórico de Alcácer e das suas freguesias tradicionais será outra prioridade inserida na promoção do emprego e da recuperação e auxílio das empresas locais de construção civil, através de candidaturas a apresentar no âmbito do próximo QREN.
A mobilidade será outra das minhas prioridades.
Tudo farei para a melhoria acentuada da mobilidade, dentro do concelho, através do reforço acentuado da oferta de transportes dentro das freguesias de Alcácer, e entre estas e demais freguesias do Concelho.
Cidade de tantas tradições culturais, etnográficas, e artísticas, com um património e um movimento associativo tão rico, terra de músicos, artistas plásticos, artesãos, escritores e poetas populares, Alcácer tem que apostar numa nova política cultural definida e construída por todos os actores locais, que seja baseada numa nova conceptualização cultural, apostada no apoio à criação, aos criadores e à satisfação dos gostos e tradições da população e à fidelização de novos públicos, tendo como instrumento o orçamento participativo, e não a subsidio dependência.
Como a cultura também se faz nas praças, jardins e bairros de uma cidade, manterei um diálogo institucional permanente, com todas as colectividades no sentido de aproveitarmos e dinamizarmos as sinergias existentes para uma acção integrada e inclusiva.
Os jovens de Alcácer do Sal precisam de poder conviver e viver de uma forma sadia e estimulante na sua terra, pelo que temos que dinamizar a prática e a oferta desportiva e recreativa, no concelho, numa concertação e diálogo entre a Câmara Municipal, os jovens os clubes desportivos recreativos e demais colectividades, no âmbito do orçamento participativo.
As questões da Igualdade serão tratadas com a importância devida, criando-se para o efeito o Conselho Municipal para a Igualdade.
Outra área prioritária para a minha presidência será a do ambiente. A sua preservação, melhoria e requalificação merecerá todo o cuidado e atenção, desde a captação e distribuição de água, até à recolha do lixo, passando pelo tratamentos dos resíduos e efluentes.
A Câmara por mim presidida aplicará o orçamento participativo. Todos definirão as prioridades e as políticas.
Os trabalhadores da Câmara, terão em mim um aliado e um amigo. Trinta anos de militância e liderança sindical são a garantia de que ninguém melhor do que eu assegurará o respeito escrupuloso dos seus direitos. Ninguém será perseguido ou discriminado por razões políticas, ou de qualquer outra natureza. Todos serão por mim tratados num plano de total imparcialidade e rigorosa igualdade. Chamarei a mim o pelouro dos Recursos Humanos. Realizarei trimestralmente, plenários por Serviço e Secção, por mim presididos onde todos, hierarquias funcionais e trabalhadores serão ouvidos, discutindo com total abertura, igualdade e transparência os problemas de cada uma dessas unidades operacionais.
A única contrapartida exigida para o respeito escrupuloso dos direitos dos trabalhadores da Câmara, será o escrupuloso cumprimento dos seus deveres."

Sem comentários:

Enviar um comentário