terça-feira, 3 de setembro de 2013

Estudo e prioridades para a navegabilidade do Sado.

Documento de trabalho sobre a navegabilidade do Sado.

Uma via de comunicação e uma atracção turística!

Conforme anunciei em Abril, tudo farei durante o próximo mandato, para criar condições propiciadoras à navegabilidade do Rio Sado até Setúbal.
Trata-se de uma via natural de comunicação que permitirá oferecer uma alternativa de acessibilidade e mobilidade, e uma valência turística supletiva.
Reuni, para o efeito com um grupo de especialistas sobre a matéria, que elaboraram um primeiro "draft" que me apresentaram ontem, após uma discussão muito participada.
Numa primeira fase vamos aproveitar o que de momento existe para navegar, fazendo um "up-grading" das condições de atracagem, de acessibilidades aos locais com interesse turistico, criando pequenos espaços de descanso e lazer, que propiciem condições para a observação da avifauna e da fauna existente.
A médio prazo dever-se-à avançar para a necessária dragagem, que terá que ser antecedida de um estudo de impacto ambiental.

Alcácer precisa de um líder, uma figura pública com projecção nacional e internacional que a promova e projecte, fazendo-a dar o salto em Portugal e no mundo.


1 comentário:

  1. Muito bem pensado! Já naveguei no meu pequeno barco (semi-rigido de 5m, com motor fora-de-bordo) de Setubal a Alcácer e é um percurso fantástico, muito agradável e aprazivel, mas não recomendo muito, atualmente, pois se a maré estiver baixa não é fácil identificar a parte navegável do rio - os pescadores utilizam canas a marcar o caminho mas não é muito claro por vezes, dada a profusão de canas... tornar este percurso facilmente navegável seria, tudo indica, um "destino turistico" deveras procurado... Faço Votos... Um Abraço!

    ResponderEliminar